adsense

quarta-feira, 28 de março de 2012

COMO INSTALAR SISTEMA 3D

Se você é um instalador ou vendedor que trabalha no setor, são grandes as chances de que seja solicitado a instalar um sistema de projeção de imagens 3D em uma residência - se é que isso ainda não aconteceu. A intensa ação publicitária das fabricantes - que correm para garantir que seus produtos sejam os mais competitivos - tem levado a tecnologia 3D cada vez mais para dentro dos projetores a preços mais e mais baixos.
Há, no entanto, muito mais detalhes a serem observados ao montar um sistema de projeção 3D do que simplesmente pendurar um projetor e uma tela, distribuir os óculos e maravilhar os clientes com uma terceira dimensão.
Ativo ou passivo?
Se você já viu muita programação 3D, provavelmente desenvolveu uma preferência por um deles. Para o vice-presidente de Projeção Digital da Home Cinema, Geroge Walter, "usuários finais preferem assistir 3D em ambientes passivos. Os óculos são mais leves e em geral mais confortáveis".
Escolha a tela certa
Sistemas de 3D passivo requerem o uso de uma tela de retenção de polarização de prata. Esses materiais, entretanto, podem comprometer a imagem 2D. E como a vasta maioria do conteúdo é em 2D, é altamente recomendável que você não prejudique essa imagem. Geoger Walter sugere que a melhor solução é ter duas telas. "Uma com polarização de prata e outra para os conteúdos 2D". Por outro lado, alguns fabricantes desenvolveram materiais destinados a comprometer o menos possível imagens em 2D e 3D, de modo que o usuário possa ter apenas uma tela sem tantos problemas. Uma vantagem de sistemas de 3D ativo é que telas de qualquer material vão servir.
Maior é melhor
A principal razão pela qual as pessoas optam por projeções é para ter uma experiência em telas maiores, com mais imersão. E isso vai de encontro com o que a tecnologia 3D tem de mais forte. "A experiência de ver em 3D melhora e fica mais envolvente quando se usa uma tela maior, que preencha sua visão periférica", diz Walter.
O diretor de Vendas da Screen Innovations, Blake Vackar, concorda. "O melhor é ver conteúdo 3D em uma tela de 10 ou mais". A única desvantagem das telas grandes é que elas requerem mais luz do projetor e, portanto, mais energia.
Considerações sobre onde sentar
Conforme os telespectadores começam a se sentar fora de um ângulo reto em relação ao centro da tela, as chances de alterações na imagem aumentam bastante. "Quanto mais deslocado estiver o telespectador em relação ao centro da tela, maior a possibilidade de ele ver sombras e imagens duplicadas, o que não seria agradável de forma alguma", diz Vackar.
Outras considerações
Além dos elementos óbvios de um home theater - como certificar-se de que todos os telespectadores estejam ao alcance do sinal para sincronização dos óculos em sistemas ativos, por exemplo -, George Walter recomenda que se elimine qualquer coisa que possa criar uma distração. "Toda a experiência 3D está baseada em tentar enganar o seu cérebro", diz. "Então você precisa relaxar o bastante para que seu cérebro diga: Estou sendo enganado, mas está tudo bem. Qualquer coisa no ambiente que distraia o usuário será um obstáculo para que ele possa aproveitar de forma plena a experiência 3D".

Nenhum comentário:

Postar um comentário